quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

MERDA

Sempre sinto pena de não estar com minha câmera em momentos assim... esses que as palavras não conseguem explicar o que o que eu vi fez dentro de mim. O rebuliço doido que me acometem, os arrepios, as lágrimas, a fé, a força. Força que um Orixá como meu pai Ogum representa muito bem, e não é à toa que ele, Ogum, é representado na peça FAVELA ROUGE.
Por que é preciso ter muita força e peito pra ser artista no nosso país. Enfrentar o preconceito, a competição, não deixar que os sonhos alheios atrapalhem, a falta de grana, de reconhecimento, de estrutura, de segurança...
Esses meninos e meninas (gigantes negros) formam um grupo de teatro FAVELA FORÇA em plena Vila Cruzeiro, na Vila da Penha, no Rio, alvo de muitas guerras. Eles enfrentam todos esses riscos por amor, e por dever com eles mesmos.
Assistí-los me encheu de força, e de orgulho. De ver amigos queridos fazendo seu trabalho, cumprindo seu dever, e muito bem. De ver que eles lutam, são guerreiros, e vencedores. Que vencem mais e mais a cada dia, a cada ensaio, a cada apresentação, a cada troca, a cada viagem.
E agora, rumo à Holanda pela segunda vez, vão levar um pouco do Brasil, numa "colagem" do nosso país, do nosso espírito de luta, de alegria, de vitória.

Parabéns amigos! E ... muita, mas muita MERDA !

Beijos ao meu querido Sátiro. Obrigada!


Foto: Antônio Garcia

3 comentários:

Joice Marino disse...

Coisa mais linda ler isso. Delícia, delícia...
Viver à margem, dá uma visão diferente do mundo. É um outro lugar, a periferia, é um outro olhar e, de algum modo, quando optamos por cumprir esta especie de condenação maravilhosa que é a arte, imediatamente nos colocamos na periferia, mas com a capacidade de entrar e sair aqui e ali, cada vez mais vezes e melhor. Mas, para isso é preciso cada vez mais coragem. Adorei o que escreveu. A corelação das duas "periferias" que se encontram no espetaculo, é perfeita.
Um beijo.

ManinhaChica disse...

LINDA!
Que bom que conseguimos tocar você.

Tem meu amor, bonita

Stéphane disse...

Lindas vcs!!!
Amei entrar aqui e ter comentário das duas!
Estou torcendo pela merda de vcs na Holanda, ou em qualquer lugar! rs
bjs, mts beijos